sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Reforma de sapatos



Neste post de estréia do Oficina da Cena, vou mostrar as imagens e o tutorial da reforma que fiz em um par de sapatos. Este é um recurso muito utilizado em peças de época, por exemplo, ou quando não se tem um exemplar adequado disponível (o que acontece com muita freqüência!).

Este é o sapato original.




Ele ainda tinha uma fitinha marrom passando pelos ilhoses, mas esqueci de fotografar a tempo. Então, o primeiro passo foi tirar a tal fita e limpá-lo bem. Para esta reforma, eu usei cola de contato (Brascoplast é minha preferida), pedaços de e.v.a. para passar a cola, palitos de dente, pau de laranjeira (aquele da manicure), tesoura de tecido, tesoura de adereço, estilete, cetim lilás, um pedaço de napa, botões, elástico chato, agulha e linha.

Posicionei o tecido sobre o sapato, e demarquei com alfinetes toda a área em volta, para ter noção de quanto tecido iria utilizar.




Neste tipo de trabalho, é importante que o tecido seja utilizado no sentido do viés, ou não será possível fazer nenhuma curva. Delimitada a área, liberei a parte da frente do sapato para receber a cola (somente o sapato recebeu cola, o tecido não). Usei os pedaços de e.v.a. para espalhar. Quanto mais espalhada a cola estiver, quanto mais lisa sua textura, melhor será o acabamento. Passei cola somente no bico, e então apliquei o tecido, alisando bem pra que não ficassem rugas ou bolhas de ar.



Repeti esse procedimento por todo o sapato, pequenas áreas de cada vez. A emenda ficou na parte de trás, onde era a emenda original do sapato mesmo. O corte da emenda deve ser preciso e delicado.



Para facilitar o trabalho, cortei o excesso de tecido da parte de cima do sapato, deixando em toda volta uma margem de aproximadamente 1cm, para o acabamento posterior.



Antes de tirar o excesso da parte de baixo, da sola, reforcei a cola usando um palito de dente para espalhar. Aqui, a cola foi aplicada tanto no sapato, quanto no tecido, para fazer contato.



Depois de todo reforçado, e com o tecido já colado no lugar, usei um estilete para retirar a sobra do tecido com precisão, mas tomando cuidado para não rasgar o couro do sapato, só o cetim.



Para o acabamento da parte de cima, espalhei cola na margem deixada no cetim, e na parte de dentro do sapato, novamente para fazer contato.



Na parte de frente do sapato, onde há uma curva, foi necessário fazer piques no tecido (como já estava com cola, usei a tesoura de adereço), tomando cuidado para não cortá-lo demais.



Em seguida virei todo o excesso pra dentro do sapato, alisando bem.



Eu poderia considerar este sapato pronto nesse momento, já. Mas fui além, e fiz também umas tiras para prendê-lo melhor ao pé.



Cortei faixas de 1cm de largura por aproximadamente 20cm de comprimento na napa, e em seguida forrei as faixas com o mesmo cetim, e a mesma cola. Infelizmente as pilhas de minha câmera descarregaram nesse momento (grrrr) e não fiz fotos desse processo. Mas foi bem parecido com o sapato, passei cola em um dos lado da napa, colei o cetim alisando (ficou sendo o direito da tira), cortei o excesso das laterais, virei do outro lado (que será o avesso), passei cola na napa e no tecido, para fazer contato, e colei. Na parte curva, piques no tecido, sempre.
Fiz duas tiras para cada pé do sapato, mas uma só também teria ficado bom. Os botões que escolhi são apenas enfeite. As tiras foram presas com elástico para que o pé pudesse entrar no sapato. Usei um pedaço pequeno de elástico chato, mas o roliço também serviria. Passei um pedaço de elástico por cada botão. Depois fiz um talho na parte arredondada da tira, para passar o elástico, e então prendi cada botão em sua tira.




Depois de medir e experimentar diversas posições das tiras no sapato, marquei suavemente a posição escolhida com uma caneta. No local marcado, fiz um talho com estilete e passei o elástico, já preso na tira e no botão. O palito de laranjeira foi usado aqui, tanto para aumentar o talho, quanto para empurrar o elástico.



Depois de encaixar o elástico das duas tiras no sapato, colei-as na parte de dentro , fazendo contato. Para dar acabamento e mais segurança, colei por cima um pedaço do cetim, também fazendo contato.



Por fim, prendi com alfinete as duas tiras no outro lado do sapato, e em seguida costurei, usando agulha com fio quádruplo.



Adorei o resultado!

19 comentários:

Luiz Felipe Botelho disse...

Que idéia genial e bem apresentada, Rê!
Tem uma pá de gente de teatro pelo Brasil afora que fica meio sem saber como aprender técnicas como essa. E agora tem este canal aqui.
Tá lindo!
Vou divulgar agora mesmo!!!
Bjão
Filipissssssssssssssss

NessandraCordeiro disse...

MUITO LEGAL SEU BLOG PARABÉNS!
UM DOS MEUS SONHOS É SER FIGURINISTA..QUEM SABE UM DIA..Abraços Nessandra

Anônimo disse...

Parabéns RÊ, adorei!!
Estava querando forrar um sapato velho com tecido de bolinha e não sabia que cola usar, achei seu blog e aprendi até as técnicas, rsrsrs, obrigada mesmo, beijokas
Valéria Costa

Andrea Amorim disse...

Adorei! Tenho uma cnhecida que faz trabalhos belíssimos comm sapatos usados e fiquei louca pra saber como é pq adoro criar! O seu blog me dará essa possibilidade. Valeuuuu!!

Arca da aliança disse...

que cola e essa que vc usa preciso colar uma sandalia nova desmontada que ganhei favoe obrigado

Jack disse...

Fantástico, tem meia hora que estava em busca desse pap e muito bem feito... se fosse vc faria um video p you tube, inclusive nao tem..... beijos jack

Ju disse...

Parabéns! O resultado ficou lindo!!
Vou fazer numa sapatilha que eu AMO, mas está toda descascando...
Obrigada pela preciosa dica.

Virginia disse...

Já tinha uma idéia de como realizar o trabalho, mas a minha dúvida era o tipo de sapato e qual cola usar, este blog clareou minhas idéias.
Muito showwww...

Vi

Blog da Marcy disse...

Amei a idéia! Amei seu blog!

Jaqueline Soares disse...

Adorei.
Tenho um sapato preto de couro novinho que ta meio folgado, tive a ideia de colar fitas de cetim pra amarrar, mas não sabia como, tentei com cola de tecido, mas só manchou a fita.
Vou tentar agora com a cola de contato.
Obrigada pela dica. ;0

Gabi Braz disse...

Adorei a idéia... seu blog foi o unico que me ajudou de verdade... Fiz uma forração de estampa de onça em um scarpin. ficou lindo... ainda economizei R$ 80,00 que o sapateiro me cobrou, mande mais idéias, adorei... Agora estou pensando em forrar só o solado de uma anabela... se der certo eu volto. bjs,

Anônimo disse...

ei garota,voçê, é mesmo talentosa,parabéns.

Su disse...

Menina, parabéns! estava louca procurando um post assim, sou muito alta e tropeço horrores minhas sapatilhas ficam novas mas com o bico todo descascado!
Me tira uma dúvida, essa técnica serve com qualquer tecido ou somente o cetim?!
Beijos

Anônimo disse...

òtimo seu trabalho há tempo que corro atrás dessas informações, mas será que consigo fazer no meu sapato verniz? e qual tipo de cola usar? bjs excelentes seu trabalho
Deise

Unknown disse...

Olá gostaria de saber qual cetim usar e se consigo forrar um sapato já com cetim?

CACAU SILVA disse...

Adoreeeeeeeeeiii...
Vou fazer isso no meu scarpin...

Bjos

Vanessa Torquato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Torquato disse...

òtimo o trabalho muito legal..
gostaria de fazer ... qual a cola você usou?

Anônimo disse...

Que idéia mais criativa!!!
Não doarei mais minhas sapatilhas... Ameeiii!!!