sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Glossário: cola de contato

Também conhecida como “cola de sapateiro”, é um poderoso adesivo, que funciona muito bem em superfícies como papel, papelão, tecido, madeira, espuma, plástico, borracha, couro e metal. Como é abrasiva, não pode ser usada sobre isopor ou poliuretano. É também muito tóxica, deve ser usada em ambiente arejado, de preferência ao ar livre. Geralmente encontrada em lojas de material de construção, material para artesanato, ou lojas que vendem couro, napa ou tecido para estofamento. Sua venda é proibida a menores de 18 anos.

O modo mais eficaz de uso é “fazer contato” com a cola, ou seja, espalhar uma fina camada nas duas superfícies que se deseja colar, esperar de 10 a 15 minutos, para que a cola seque, e só então unir as partes, que não se soltarão mais.

Quando usada como uma cola comum, ou seja, espalhando-se uma camada em uma superfície e aplicando-se outro material por cima em seguida, seu adesivo torna-se menos poderoso, e em alguns casos, elástico. Pode manchar materiais como tecido e papel. Deve ser usada sempre com cautela. Se pingar na roupa durante a aplicação, já era...

Nenhum comentário: