quarta-feira, 8 de julho de 2009

Feltragem à mão



Eu ainda não tinha realmente me interessado em aprender a feltrar, até que uma amiga muito querida que está morando em outro país me mandou alguns novelos de lã Eskimo, 100% pura lã, excellent for felting...daí já viu, né?

Comecei com uma bolinha e uma capinha pro meu celular.
A bolinha foi o mais fácil, só cortei um pedacinho da lã, e desfiz o fio, desenrolando, pra que perdesse o formato. Mas na próxima vou experimentar usar o fio enrolado mesmo, e misturar mais de uma cor.
Já a capinha eu tricotei toda antes de feltrar. Sem mistérios, um retângulo emendado na lateral e na parte de baixo. O único segredo é fazer a capinha folgada, porque depois da feltragem a peça diminui um pouquinho. E é fundamental que o material usado seja 100% lã.



Para feltrar eu usei água quente e sabão líquido pra roupas delicadas.



Deixei a capinha de molho na água quente com sabão enquanto eu fazia a bolinha: é só botar o sabão, e ir molhando na água quente e enrolando de leve, como um brigadeiro, dando o formato da bolinha.



A água precisa estar quente. Depois que eu achei que a bolinha já estava bem uniforme, passei pra capinha.



Botei um pouquinho mais de sabão, agitei bem - no início com uma espátula de madeira, pois a água estava quente - e em seguida com as mãos, sempre molhando, ensaboando e esfregando. Demora uns 10,15 minutos.







Depois é só enxaguar com cuidado, e deixar secar à sombra, sobre uma toalha, por umas 24h, pelo menos. Eu botei um pedaço de isopor dentro da capinha, pra ela secar no formato do celular.



Olhando o resultado acho que podia ter ficado ainda mais tempo na água esfregando...



Na próxima vou misturar cores.
Existem outros métodos de feltragem, por exemplo na máquina de lavar, ou com agulhas. No superzíper tem vários posts e tutoriais.
e procurando na internet dá pra achar mil usos pra feltragem:
bolsas
flores
bijus

Um comentário:

Carlos Felipe Figueiras disse...

Interessante isso.
Não sabia que era assim que se fazia feltro. :)