sexta-feira, 24 de julho de 2009

Adereço: sombrinha vitoriana



Estou fazendo o figurino (e a maquiagem também!) de um espetáculo infantil: Pluft, o fantasminha. É a peça de formatura de uma ex-aluna minha em direção teatral (serviço completo no final do post).

Adoro fazer espetáculos infantis, e esse não tem sido diferente - e nem poderia, estou vestindo pessoas que gosto muito, que sorte! A primeira coisa que tenho pra mostrar é uma sombrinha vitoriana, um adereço de figurino da Mãe Fantasma.

Usei uma sombrinha de criança como base. Na verdade as sombrinhas vitorianas não eram exatamente desse tamanho. A cúpula era menor do que um guarda-chuva de adultos, ok, mas o cabo era comprido, tinha altura sufuciente pra que a dama se apoiasse sobre a sombrinha quando estivesse de pé. Então pro meu projeto ficar historicamente preciso seria necessário um ferreiro nessa história, pra aumentar o cabo do meu guarda-chuva de criança... por enquanto acho que não será necessário, descobrirei no primeiro ensaio...



Essa foi a sombrinha que usei como base. Aqui abaixo dá pra ver ela fechada:



Eu gostaria de ter encontrado uma sombrinha branca, teria me poupado algum trabalho, mas na falta, comprei essa rosa, que foi a mais clarinha que encontrei. O que me motivou a comprá-la foi a estrutura de acabamentos destacáveis: tanto os pinos das pontas das varetas quanto o acabamento superior, que é de rosca:



O primeiro passo foi descosturar a capa da sombrinha para copiar o molde. No caso da minha sombrinha, serão 8 triângulos, isso varia de acordo com a estrutura. Como essa é a primeira vez que faço uma sombrinha, optei por uma estrutura com a menor quantidade de costuras que encontrei. Copiei o triângulo para um papelão duro, para usar como molde:



Para cobrir a estrutura eu queria usar uma renda, mas sabia que esse tipo de tecido era muito delicado e também um pouco elástico, o que dificultaria o trabalho.




A solução que eu encontrei foi usar voil como base pra renda. Ainda assim foi difícil! Teria sido muito mais fácil fazer minha primeira sombrinha com um único tecido firme, sem sobreposições...



Posicionei os dois tecidos, um sobre o outro, prendi com muitos alfinetes, e marquei as 8 partes do meu molde:



Antes de cortar eu alinhavei cada parte, pra manter os dois tecidos unidos no lugar certo:



Depois foi só juntar as partes na máquina





E essa é a estrutura da sombrinha "pelada", sem a capa! Reparem nos óculos ao lado da estrutura, artigo de segurança fundamental quando se trabalha com sombrinhas!



Depois de testar a roupa nova da sombrinha, hora de partir pros acabamentos. Primeiro, tentei pintar os pinos das pontas das varetas de branco com tinta acrílica, mas não funcionou. Como o plástico é muito liso, a película de tinta se solta por completo depois de seca. Como eu não precisava de uma cobertura perfeita - os pinos nem aparecerão quando a sombrinha estiver pronta - apelei pra tinta que nunca te deixa na mão, pega em qualquer superfície, e geralmente eu tenho em casa: esmalte de unha. Funcionou. Depois cobri o acabamento superior da sombrinha usando um cordonê e cola de contato.








Encapei também o cabo da sombrinha, usando fita de cetim e o mesmo cordonê do acabamento superior:





Antes de prender os pinos novamente nas varetas, eu prendi ainda um babadinho em toda a borda da sombrinha. Depois prendi os pinos, o acabamento superior, e em cada ponta de vareta coloquei um laço com flores, como o que usei no cabo. Esse foi o resultado final:





E agora, o serviço, pra quem quiser ver ao vivo!

PLUFT, O FANTASMINHA
Texto: Maria Clara Machado
Direção: Susan Kalik
http://diariodepluft.blogspot.com/

ESTRÉIA:
20 de Agosto, 20H
TEMPORADA:
De 21/08 a 30/08 - Quintas e Sextas – 15h / Sábados – 17h e 19h / Domingos – 17h
LOCAL:
TEATRO MARTIM GONÇALVES
INGRESSOS:
GRATUITOS (Retirar senha uma hora antes do espetáculo)

27 comentários:

samanta olm disse...

amiga, a cada dia que passa, a cada post seu, tenho a certeza ABSOLUTA que nao podemos ficar sem trabalharmos juntas! o guarda-chuva é a coisa mais impressionante! queria ter te assistido! (sido a assistente!!! rs)

Unknown disse...

Eu QUEEEERO uma dessas pra mim!!!!
Tá muito linda!

Unknown disse...

Renatinha, que coisa linda!!!!! Farei o máximo para honrar tanta beleza em cena (e fazer esta sombrinha aparecer bastante).
beijos mil da Mãe Fantasma

Anônimo disse...

Renata, vasculhando a net p ver se eu achava um molde de sombrinha vitoriana, achei seu blog...ficou MA-RA-VI-LHO-SA!Amei mt,o babadinho vc prega nos triangulos ou depois de "vestir" a sombrinha?Pena q não deu p eu ir ver a peça, moro no Goiás...
um abraço,
vanessa madrona

Krica disse...

Uau, Renata! Seu trabalho ficou muito lindo e bem feito! *-* Estava pensando em encomendar uma em alguma loja de estilo alternativo, mas agora vou fazer a minha do jeito q eu sempre quis! Muito obrigada, está de parabens pelo blog. =D

Unknown disse...

nossa muito lindo.parabens!! vc é mega talentosa...

Anônimo disse...

Você vende essa sombrinha????

Por favor, me passe o valor por e-mail: bruna_pmunhoz@hotmail.com

Beijos

Juliana Lopes disse...

Ficou mto linda a sua sombrinha...adorei o tutorial!!!

Vou ver se tento fazer uma pra mim tb...
mto obrigada XD

Anônimo disse...

Nossa, ficou maravilhosa!
esse tutorial sem duvidas salvou
minha vida!
;**

Mafra Mano disse...

Passei quase um ano tentando encontrar algum site que vendesse sombrinhas no Brasil. cheguei a pedir a um amigo que importasse para mim,e agora vejo você com essa excelênte idéia.
O que dizer? Fantástico

Anônimo disse...

Se eu lhe enviasse uma base (é de um guarda chuva antigo com cabo de madrepérola você faria por encomenda? Aguardo seu retorno e parabéns pelo seu trabalho. verofleury53103@yahoo.com.br ou 21-25068388

Anônimo disse...

Olá amei sua sombrinha! Vou casar em novembro e preciso exatamente de uma sombrinha como essa, gostaria de saber quanto sai uma sombrinha dessao meu email é meirer@r7.com.Obrigada!!!Bjau..

amandaquino disse...

Olá Flor , trabalho com fotografia e queria saber se voce faz uma sombrinha dessa pra mim ?... estou em SP . meu email é azaira_P@hotmail.com ... aguardo sua resposta ansiosamente ! Beijooos

Lu Teixeira disse...

Bom Dia,
Gostaria de saber se você faz sombrinha por encomenda. Tenho interesse em uma sombrinha como essa e outros modelos que ja vi.
Trabalho com fotografia e tenho interesse para composição de figurinos.

Meu e-mail: luciana@ateliedesonhos.com.br

Obrigada.

Unknown disse...

Magnífico!
Estou encantada com tanta criatividade e capricho!
Parabéns!!!

Bárbara disse...

Qual o seu número?Quero uma sombrinha desta.Meu email é barbie.binha.18@hotmail.com
e meu número é 33741718.Estudo na UFBA também.

Joseane Bochina disse...

Me passe seu email por favor gostaria muito de um sombrinha de renda. porfavor entre em contato comigo o mais breve josynovak@hotmail.com ou contatovintage@hotmail.com te mais.

Rayto Tsukishiro disse...

Isso é muito fantástico!!

Obrigada por compartilhar. Eu REALMENTE pretendo tentar fazer.

Anônimo disse...

Olá vc faz esta sombrinha pra vender?? qual o custo?? me mande no mail schar.rodrigues@hotmail.com obrigada!!!!

Priscila Schettini- Pitty disse...

Olá, adorei a sombrinha. Queria um contato seu, gostaria de uma.
Aguardo!

Anônimo disse...

Olá querida adorei suas sombrinhas, vc faria para mim comercializar?
Me avise por favor pode ser pelo e-mail: prilove2012@hotmail.com
Obrigada!!

Unknown disse...

Boa noite.
Poxa como fiquei encantada com sua criatividade!
Gostaria muuuito que voce fizesse uma para mim. Vou casar e gostaria de uma sombrinha dessas. Vc faz por encomenda??? Qnto vc cobraria???

aguardo retorno
tatiane.rodrigues@msn.com

Anônimo disse...

Boa tarde,tudo bem?Eu queria saber se você faz pra vender essa sombrinha ! Aguardo resposta,obrigada !

Email:cida_rodrigues31@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou fotógrafa e estou precisando muito de uma sombrinha assim. Por favor, olha quantas pessoas querendo....faz pra vender. Meu email rd.estudio.dultra@gmail.com

Anônimo disse...

Por quanto vc vende uma dessas?

Anônimo disse...

Boa tarde
sou fotografo e estou a procura de uma sombrinha dessa, vc faz pra vender ? meu email vandeircarlos@hotmail.com

Anônimo disse...

acho tão lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa