

Semana retrasada eu recebi a visita de uma amiga muito especial e seu namorado aqui em casa. Por conta disto, toda minha semana se tornou especial. Todos os dias foram de comemoração, e um dos mais divertidos foi a quarta-japa! Transformamos uma mera quarta-feira em um banquete japonês, mmmm......
Acompanhem nossa jornada, toda guiada pelo cooking with dog, e inspirada por esse post, do diariamente lido superzíper!
vamos começar vendo tudo que usamos:
Agora por partes (algumas imagens não precisam de legenda...) :


Agora vamos ao preparo!
Aqui em casa, rola um cooking with cat...

Para o arroz:
é só fazer o arroz como manda a embalagem, mas um dos segredos é lavar bem, sem quebrar os grãos
Para fazer os onigiris, basta cozinhar o arroz em água pura. O tempero fica por conta da aguinha salgada que vai na mão na hora de enrolar os bolinhos. Mas... como queríamos experimentar váárias coisas, resolvemos fazer o arroz tradicional de sushis, temakis, enrolados, enfim, aquele mais temperadinho. Usamos também a receita da embalagem do arroz, uma mistura de sakê, vinagre de arroz e açúcar branco.
e depois mistura no arroz já pronto, ainda quente
Os onigiris devem ser feitos com o arroz ainda morno, então os recheios devem ficar prontos mais ou menos ao mesmo tempo que o arroz. Vamos a eles!
Para o shitake:
Primeiro, eu lavei bem os cogumelos em água corrente. A quantidade eu ponho a olho. Depois, deixei os cogumelos de molho em água filtrada até eles incharem bem

Reparem o pratinho em cima, é pra fazer peso nos cogumelos, e mantê-los debaixo d'água.
Depois eu fatiei o shitake, desprezando os cabinhos, que são duros
daí eu levei ao fogo com a água que ficaram de molho, e um punhado de açúcar (a olho) por uns dez minutos, depois junta shoyu (a olho) e deixa no fogo mais uns cinco minutos. Tá pronto, já pode usar. Mas eu gosto de além disso, refogar com manteiga, cebolinha picada e gergelim preto e branco. Fica assim, ó:
Fizemos também uma pasta de salmão com cream cheese, que nada mais é que salmão grelhado, cream cheese e cebolinha picada.
E uma pasta de atum, com maionese e wasabi (é só misturar tudo)
E ainda, os seguintes complementos:
Abaixo, a visão da mesa pronta para começarmos a modelar os bolinhos
E aqui, nossas primeiras tentativas! Até que ficaram boas!!!
Bem, aqui era pra ter um vídeo, mostrando como fiz os onigiris...mas estou tendo problemas técnicos. Assim que eles forem solucionados, adiciono o vídeo ao post.
Obs. comprei tudo na Perini, aqui em Salvador mesmo. Tem um outro lugar que também vende tudo, o SAKAERU, na Rua Campinas de Brotas, 209 em Brotas.
Mas eu não tenho carro (ainda) e a Perini da Graça é mais perto da minha casa ;P