segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Momento culinário: Gyudon



Vocês já conhecem o cooking with dog??? É um canal do Youtube onde uma japonesa e um cachorro (!) ensinam a fazer comida japonesa. Eu adoro, olho sempre pra ver as novidade, e vivo testando as receitas...
Essa daqui é uma adaptação minha pra essa receita deles. Se chama Gyudon, e é o arroz japonês com um refogado de carne por cima. Na verdade eu já fiz muitas variações, sempre o arroz como base, mas já fiz o refogado de frango, de atum, de legumes, e de cogumelos, que fica delicioso.
Bom, eu faço tudo meio a olho, então não sei direito as quantidades. Desta vez usei picanha, mas já fiz com outras carnes, geralmente compro um bife por pessoa, e fatio. As quantidades aqui são para duas pessoas.

ARROZ
1 caneca (ou 2 xícaras) de arroz japonês, próprio para sushis e etc.
o dobro da medida de água
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de saquê
1 colher de sobremesa de açúcar (eu uso demerara)
1/2 colher de sobremesa de sal

CARNE
2 bifes da carne de sua preferência
1 cebola fatiada
1 pedaço de gengibre ralado
dashi (tempero japonês)
shoyu
saquê
água
1 colher de café de açúcar
cebolinha picada
2 ovos
páprica picante (decorativo)

MODO DE PREPARO

ARROZ
Lave bem o arroz, até que a água saia transparente, tomando cuidado pra não quebrar os grãos. Escorra e coloque-o na panela em que será cozido. Acrescente a água e deixe decansar por 10 minutos. Após esse tempo, leve ao fogo, e após ferver cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, ou até que a água seque.Apague o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos. Para o "tempero" do arroz: junte o vinagre de arroz, o saquê, o açúcar e o sal em uma panela e leve ao fogo até que o açúcar derreta completamente. Depois de pronto, misture ao arroz delicadamente.

CARNE
Corte a carne em fatias e tempere com shoyu, gengibre ralado e dashi. Em uma frigideira, frite a carne com um pouco de manteiga ou azeite, até que fique dourada. Retire a carne e refogue a cebola com um pouquinho de shoyu, mais ou menos uma colher de sobremesa de saquê, uma colher de café de açúcar e um pouquinho de água, até que a cebola amoleça. Junte a carne e refogue mais um pouco.

OVO
Leve os ovos ao fogo na água ainda fria, e quando começar a ferver, conte 1 minuto e retire-os do fogo. O ponto certo é o de "ovos moles", com a clara um pouquinho dura, mas a gema ainda mole.

MONTAGEM DO PRATO
Ponha uma camada do arroz temperado, em seguida o refogado de carne, polvilhe com a cebolinha picada, e arrume o ovo descascado em um cantinho do prato. Eu usei páprica picante pra decorar meu ovo, mas é opcional.

Bom apetite!

Um comentário:

Ana Carla Lira disse...

Nhaaammm...com cogumelos deve ficar um escândalo!
Adorei o ovo mole com páprica.